segunda-feira, 25 de maio de 2009

Teufelsberg

Esse final de semana foi daqueles de 4 dias, já que foi feriado na quinta feira e nós emendamos a sexta. Achávamos que era prática comum na universidade, mas o Nicolau deu uma passada na TU na sexta feira e disse que o povo, pelo menos da área dele, estava todo trabalhando... d'oh!


Na quinta eu dei um rolé de bike, que poderia ter sido mais massa se eu não tivesse errado o começo, tentando acompanhar uma galera muito mais rápida do que eu. Aí eu fiquei morto e não consegui render direito no resto do dia, mas valeu o aprendizado!


O melhor veio no sábado! O Tropeço falou que tava indo pra um lugar que chamava Teufelsberg, que significava "Montanha do Diabo" que era um antigo radar da Guerra Fria, e que era abandonado, e que era proibido, e que teríamos que pular uma cerca, e a partir daí não era preciso dizer mais nada, porque já estava definido que todo mundo ia.


No caminho nos perdemos no meio de umas trilhas, e aí, perdidos que estávamos, acabamos por encontrar uma parede de escalada! Eu e o Nicolau não resistimos à tentação de fazer merda e fomos escalar. Foi bem fácil, mas dava medo, já que o pico era bem alto e não tínhamos nenhuma proteção, e estava usando as minhas sandálias daquelas de estilo Jesus Cristo. Ao chegar lá em cima fiquei rindo da cara dos alemães lá em baixo, cheio de cordinhas e cheios de marra, enrolando pra subir, e olhando pra gente de cara feira, xingando que a gente estava sem o equipamento de segurança!


O lugar é a colina mais alta em Berlim, o que não é muito difícil, e nem chega a ser muito alta, já que por aqui é tudo plano mesmo. Mas a curiosidade é que é uma "montanha artificial". Ela foi feita pelos aliados que entulharam ali tudo que restou dos prédios condenados de Berlim após o final da segunda guerra. Mais do que isso, a montanha foi construída em cima de uma escola técnica militar nazista, de um arquiteto famoso, Albert Speer, e com a estrutura parruda que era característica da época. Os Aliados tentaram dinamitar a escola para acabar de vez com ela, mas como o prédio era muito duro, resolveram enterrá-lo, que aí era mais fácil.


Já imagino a felicidade dos soldados:


"Homens, o alto comando definiu o que faremos com o prédio! Iremos enterrá-lo! Mãos às pás!"


Mas então, voltando à história, utilizaram a colina por alguns anos como uma estação de ski durante os meses de inverno, até que os Aliados construíram, em cima da montanha, uma estação de escuta. Captavam sinais de rádio que vinham do outro lado do Muro, o lado comunista de Berlim. Daí a forma característica dos prédios, que são devido à uma suposta descoberta que amplificava o sinal e aumentava a nitidez. Os teleféricos de ski foram embora, e, embora a colina estivesse na seção britânica de Berlin Ocidental, ficou ali "inteligência" da NSA americana, dentro do programa ECHELON.


Ao final da guerra fria, com a queda do muro, o lugar foi abandonado. Um grupo de empresários comprou a colina e projetou um conjunto habitacional, mas não deu muito certo, já que ninguém ia querer subir montanha pra chegar em casa quando tem tanta terra plana ali do lado, então a empresa ficou no preju e o projeto não saiu do papel.


Sobraram as ruínas, e aí que aparecem os buracos na cerca. O lugar é extremamente convidativo à uma invasão! Acho que já fizeram campeonatos de grafite por lá. Todas as paredes são pixadas, as salas enormes tem o chão caindo aos pedaços, não há luz, as paredes estão esburacadas. 20 anos de abandono e total inutilidade. É praticamente um sítio arqueológico!


A galera fica ali fazendo um churrasquinho e renderam boas fotos! O destaque, que não dá pra ver nas fotos nem imaginar de ouvir o texto do blog, é a loucura que é entrar dentro daquela esfera mais alta e ficar gritando, já que o som bate nas paredes e volta direto pro seu ouvido! Tinha um cara tocando um sax na maior viagem lá, mas a gente chegou gritando e batendo o pé no chão e imitando os lobos auuuuuuu e aí o cara foi embora. No chão, algum maluco num momento de inspiração alimentada por sabe-se lá quais drogas, escreveu no ponto central da esfera toda:


"If you have a voice you should be singing now"


E olha que não precisa estar lá pra essa frase fazer sentido, então é com ela que me despeço e até a próxima, que provavelmente virá de Las Vegas, Nevada! Parto na quarta, dia 27!


PS: coloquei uns links dessa vez pra quem quiser aprender mais sobre a história do lugar! Viajandão também é cultura!


No google maps, o lugar fica AQUI!


Fotos em tamanho grande AQUI! Ou então pequenininhas aqui em baixo mesmo...



1 comentário:

  1. que lugar mais sinistro!!!!!!!!!!!!!
    Eu não gostei não.
    Para que vc quer voltar num lugar desses?
    Filho,vc tá magrinho de novo...
    bjos!

    ResponderEliminar